Bicentenário de Dona Francisca: documentário e exposições marcam celebrações em Joinville
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Evento conta com exibição de documentário, restauração de busto histórico e exposição de arte têxtil
As comemorações do bicentenário de Dona Francisca seguem a todo vapor em Joinville. De 6 a 9 de agosto e de 13 a 16 de agosto, o público poderá assistir gratuitamente ao documentário "Dona Francisca" no auditório do Museu Nacional de Imigração e Colonização (rua Rio Branco, 229), das 10h às 16h. Produzido pela NSC TV, o documentário oferece uma visão detalhada e inédita da vida e do impacto da princesa na formação de Joinville.
O documentário, lançado para comemorar os 170 anos da cidade, tem mais de 30 minutos de duração e apresenta uma narrativa rica sobre a maneira como Dona Francisca viveu e sua influência na fundação do município. A produção do filme, que levou um mês e meio, envolveu pesquisa em arquivos históricos, registros oficiais e entrevistas com historiadores especialistas na família real brasileira. A obra foi amplamente exibida em Santa Catarina e recebeu o prestigioso prêmio Microfone de Ouro da Associação Catarinense de Rádio e Televisão.
Restauração do Busto de Dona Francisca
A partir de sexta-feira (9), os visitantes poderão admirar novamente o busto original da princesa Dona Francisca, criado pelo artista Fritz Alt em 1926 para celebrar os 75 anos de Joinville. Após sofrer vandalismo em 2015, a peça passou por um meticuloso processo de restauração e agora retorna ao jardim do Museu Casa Fritz Alt, pronta para ser apreciada pelo público.
Exposição de Arte Têxtil
Complementando as comemorações, a exposição de arte têxtil "Bicentenário Dona Francisca em alto liço e alto estilo" apresenta obras do coletivo As Catarinas e da Escola de Artes Fritz Alt, da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior. Dez artistas criaram tapeçarias inspiradas em várias fases da vida da princesa Dona Francisca. A exposição está aberta no Museu Nacional de Colonização e Imigração (MNIC) até o dia 1º de setembro, com visitação gratuita.

Deixe seu comentário